sexta-feira, 7 de março de 2014

Adaptação Escolar - Dicas

Oi Meninas, hoje teremos a participação da Elizabeth Katz Pedagoga da Equipe de Consultores Mommy in Bloom , onde ela aborda um tema muito discutido por muitas mamães ... a famosa adaptação escolar . 
Fonte : Google 
E para exemplificar , darei o meu próprio testemunho , sim ... hoje falarei um pouco de como foi a adaptação da minha pequena Lais de 2anos 


Adaptação da criança na escola por Elizabeth Katz : 
Ir para a escola pela primeira vez é descobrir o mundo como ele realmente funciona. A criança abandona o ambiente familiar,  o cuidado atento da babá ou do responsável para se aventurar por um espaço completamente novo, com regras próprias e pessoas que ela nunca teve contato. 
Segurança emocional dos pais e confiança na instituição de ensino são alguns dos elementos que tornam a transição mais suave e neste momento, os pais devem confiar na escola e transmitir tranquilidade ao filho. Do contrário, a insegurança e a ansiedade dos adultos podem atrapalhar a criança.
No geral, indica-se ficar com a criança em algumas aulas durante alguns dias, . Porém, tudo depende da segurança emocional de cada criança. Vale lembrar que não é emocionalmente saudável ir embora sem se despedir do seu filho.
 A participação da família  é muito importante. “Os pais devem comentar sobre a escola com o filho e ter muito interesse sobre seu dia a dia, perguntando e participando das novidades do seu filho”.
Algumas vezes a criança pode  chorar, porém geralmente, logo em seguida para e começa a brincar com os coleguinhas.

Os pais devem estar sempre em contato com professores e coordenadores pedagógicos para avaliar como está sendo a adaptação e o progresso da criança.
Texto : Elizabeth Katz - Pedagoga Consultora da Equipe Mommy in Bloom 

Adaptação da pequena Lais por Pathy Tsukada :
Depois de 2anos , resolvemos que era hora da pequena Lais entrar no mundo acadêmico ... rsss Mas brincadeiras a parte , era hora de aprender novas atividades, socializar , crescer . gastar energia , fazer novas amizades , desenvolver novas habilidades , aperfeiçoar as habilidades já adquiridas enfim ir para o mundo . 
Foram exatamente 3semanas de adaptação escolar ... 
Posso dizer que foram 2anos grudadas uma a outra , eu e ela ...  
Me perguntam se eu estava apreensiva ou com dó , realmente estava bem tranquila , mas com aquela sensação "saudosista" de não ter a companhia dela durante as tardes ... ,
O que foi mais importante neste período de adaptação  ,  foi o meu conhecimento de mãe , conhecer o seu filho(a) , saber os seus limites para poder ajuda los nas novas etapas da vida , foi assim que segui em frente , sabendo os  limites dela , principalmente os emocionais , e com a ajuda da escola criamos estratégias para deixa la cada dia mais confortável e confiante no novo ambiente . 
Primeira semana fizemos como toda a adaptação , no primeiro dia entramos no horário normal e aliás junto com a Camilla para ajudar e reforçar o suporte ,  ficamos de 30 a 40minutos e depois fomos embora, assim por diante ... mas no terceiro dia ela não me deixava nem sair da sala , chorava muito ... 
Segunda semana : por sugestão da coordenadora pedagógica , fizemos a "adaptação invertida" , entramos mais tarde as 16h e saímos as 17h(horário de saída normal) , foram dois dias onde eu fiquei por perto , no terceiro dia entramos as 15h com saída as 17h , sai da sala depois de 10 minutos com ela , lógico que ela chorou , mas dessa vez diferente da semana passada , ela se acalmou com a professora ,situação que não ocorreu na primeira semana. Ao final da segunda semana ela chorava no inicio mas logo se acalmava e já dava sinais de confiança e interação com as atividades.
Terceira semana : por orientação da coordenadora entraríamos as 13h com saída as 17h , no primeiro dia ela chorou bastante , mas logo se acalmou ao ver a professora ! Ufa um progresso !! Na saída ela chorou ao me ver (acho que de alívio ... do tipo ufa a mamãe chegou !), mas ao longo da semana ela já estava alegre e saltitante , levando a sua mochila ... mas ainda chorosa na entrada ,  o bom foi que ela adquiriu confiança nas auxiliares e professora , ficando bem na escola ,dizendo tchau mesmo chorando.
Prova dos "9" ... o feriado de cinco dias de Carnaval ... um dia antes de voltar para escola , começamos a conversar e dizer para ela , "amanhã a Lais vai para a escola que legal!" ... no dia logo cedo já fizemos o reforço positivo , de que ela iria para escola ver os amigos , a professora etc... E foi excelente !! Ela chora ainda ao chegar na frente da escola , eu entro com ela , entrego para a auxiliar , dou um beijo , digo "boa aula" e que irei busca la no final do dia ... resultado ... a mocinha sai feliz , saltitante na hora da saída !! Não existe recompensa maior !
Dica Adaptação Escolar  : 
- respeite o limite dos seu filho(a) 
- conheça o emocionalmente 
- parceria entre pais e escola é muito importante 
- transmita segurança 
- respeito o tempo de adaptação 
- nenhum bebê é igual ao outro , por isso evite comparações 
- dê um tempo a você como mãe a se adaptar também 
- seja positiva em todos os momentos 
- em qualquer caso de dúvida de como proceder nesta adaptação ,solicite ajuda ao professor(a) e a coordenadora pedagógica 

Beijos
Pathy 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...